segunda-feira, 21 de julho de 2014

Lógica de Programação 01 - Lógica - Algoritmo - Sequência Lógica - Instrução

Lógica
A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir a sequência lógica para o desenvolvimento.

Ok, vimos que lógica é importante, mas como podemos conceituar lógica? O que é lógica?

Definição: Lógica é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. (LOPES, 2002, p. 1).

Algoritmo
Definição:
Sequencia de passos finitos com o objetivo de solucionar um problema. (LOPES, 2002, p. 1).

Quando há um problema, nosso objetivo é resolve-lo, porém o algoritmo não é a solução de um problema! Se o algoritmo fosse a solução do problema, cada problema teria somente uma solução.

Sequência lógica
Bem vimos que algoritmos é uma sequência de passos finitos. Estes podem ser descritos como uma sequência de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa.
Definição:
Sequência lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.

Instrução
Definição:
Instrução indica a um computador uma ação elementar a ser executada. (LOPES, 2002, p. 2).

Na linguagem comum, entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo”.
Convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para isso é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem sequencial lógica.

Por exemplo, se quisermos fazer uma omelete de batatas, precisaremos colocar em prática uma série de instruções: descascar as batatas, bater os
ovos, fritar as batatas, etc...

É evidente que essas instruções tem que ser executadas em uma ordem adequada – não se pode descascar as batatas depois de fritá-las.


Dessa maneira, uma instrução tomada em separado não tem muito sentido; para obtermos o resultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário